O objetivo do CATE é capacitar os policiais militares para atuar em situações de alta complexidade e risco, como resgate de reféns, enfrentamento a criminosos fortemente armados e atendimento de ocorrências de grande impacto. Para isso, os participantes passarão por um treinamento intenso e especializado ao longo das próximas semanas.
Durante a aula inaugural, o comandante geral da PM de Alagoas destacou a importância do curso para o aprimoramento das técnicas e habilidades dos policiais, ressaltando a importância da preparação constante para enfrentar os desafios do dia a dia. Além disso, enfatizou a importância do uso da inteligência e estratégia para garantir a segurança da população e o sucesso das operações.
Os alunos do CATE são selecionados com base em critérios rigorosos, como experiência prévia em operações táticas e desempenho em testes físicos e psicológicos. A formação do curso inclui disciplinas teóricas e práticas, ministradas por instrutores altamente qualificados e com vasta experiência em operações especiais.
Ao final do curso, os policiais serão certificados e poderão integrar o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM de Alagoas, atuando em missões de alto risco e contribuindo para a segurança e bem-estar da população. A expectativa é que esses profissionais estejam cada vez mais preparados para lidar com as adversidades e desafios da profissão, garantindo a eficiência e eficácia das ações táticas especiais.