BRASIL – Ministro do Desenvolvimento Agrário anuncia estudos para investimentos na Ceagesp visando a modernização e melhoria da infraestrutura.

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anuncia estudos sobre condições da Ceagesp

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se reuniu com funcionários nesta segunda-feira (2) para anunciar que serão realizados estudos sobre as condições de operação e defasagem da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). No último mês, a empresa foi retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND), o que resultou na falta de investimentos em infraestrutura, como hidráulica, telhados e asfalto.

De acordo com o ministro, as pendências deverão ser revertidas até 2025, com investimentos tanto da empresa quanto do setor público, por meio de emendas parlamentares. O principal investimento será feito por meio de convênios com o BNDES para o financiamento de estruturas de armazenamento público e com o Sebrae para a qualificação dos agricultores e distribuidores.

Teixeira ressaltou a importância de investimentos em segurança nos silos da Ceagesp, a fim de evitar incidentes como a recente explosão de um armazém em Palotina, no Paraná. Segundo ele, é necessário garantir que todos os armazéns da empresa possam atender às necessidades de armazenamento do Brasil.

Além disso, o ministro anunciou que serão realizados estudos para a abertura de armazéns voltados à agricultura familiar, administrados pela Ceagesp. Ele também confirmou que José Lourenço Pechtoll permanecerá como diretor-presidente da companhia.

Pechtoll, por sua vez, destacou o estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA) para mapear cargos e funções na Ceagesp, visando uma futura reestruturação das carreiras e a realização de um concurso público. O ministro enfatizou que os investimentos na empresa são essenciais para garantir um bom funcionamento e atender às demandas do setor agrícola no país.

Sair da versão mobile