A adesão ao pacto representa um compromisso da EBC em compartilhar estratégias e boas práticas que visam promover políticas públicas relacionadas à diversidade e à inclusão dentro da empresa. A diretora de Administração, Finanças e Pessoas (Diafi) da EBC, Sabrina Gabeto, enfatizou a importância da participação da empresa nesse grupo, destacando que a iniciativa permitirá conhecer e implementar novas experiências e estratégias para fortalecer as políticas internas de inclusão e diversidade, valores que estão alinhados com a missão da comunicação pública.
Além da EBC, outras 33 empresas estatais também firmaram o acordo, contando com o apoio de diversos ministérios, como os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial, das Mulheres e dos Povos Indígenas, que contribuíram com discussões temáticas relevantes para a promoção da diversidade e equidade no ambiente empresarial.
Com a assinatura do documento, as estatais se comprometem a entregar valores públicos à sociedade por meio da introjeção de práticas de equidade e inclusão em suas políticas internas. A ideia é fomentar ações conjuntas que possam otimizar custos e ampliar a visibilidade do tema na sociedade e no meio empresarial, com base no respeito e na valorização das diferenças como alicerces de relações saudáveis e produtivas. A adesão ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão representa um importante passo para a EBC e outras empresas estatais que buscam promover um ambiente mais inclusivo e diverso em suas práticas e políticas organizacionais.