Com valores entre 12% e 20%, os estados em alerta laranja são Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte; Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste; e Paraná, na Região Sul. A situação é preocupante e exige que a população tome precauções, como beber mais líquidos, evitar atividades físicas intensas e exposição ao sol entre 10h e 16h, além de utilizar hidratantes e umidificar os ambientes.
Na capital federal, Brasília, a umidade do ar atingiu o nível mais baixo do ano, com apenas 7%. Hoje, a umidade esteve em 12% e a temperatura atingiu 31ºC às 15 horas, com a ausência de previsão de chuva para os próximos dias. A população da região deve redobrar os cuidados com a hidratação e evitar a exposição prolongada ao sol.
A situação climática requer atenção e cuidados redobrados por parte dos cidadãos, que devem seguir as recomendações do Inmet para evitar problemas decorrentes da baixa umidade do ar. A previsão é que as condições climáticas se mantenham desfavoráveis nos próximos dias em diversas regiões do país, reforçando a importância de medidas preventivas para garantir o bem-estar e a saúde da população.