BRASIL – Produção de veículos automotores impulsiona crescimento da indústria em julho, revela pesquisa do IBGE.

No mês de julho deste ano, a indústria automotiva foi responsável por um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionando os resultados gerais do setor industrial. Esse desempenho positivo foi destacado pelo gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, que ressaltou a importância dos automóveis e autopeças nesse cenário.

Entretanto, o crescimento da produção industrial foi afetado por um recuo de 1,4% em julho, resultado da intensa expansão observada no mês anterior, influenciada pelo retorno à produção de unidades produtivas impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Empresas do setor automotivo como Scania e Volks tiveram que conceder férias coletivas devido à escassez de componentes vindos de fábricas gaúchas.

Apesar do recuo em julho, Macedo ressaltou que o setor industrial está em trajetória ascendente, considerando as paralisações pontuais e o avanço registrado no mês anterior. Além disso, o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, divulgado recentemente pelo IBGE, foi motivo de comemoração para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Segundo Alckmin, o desempenho positivo do PIB, acima das expectativas, coloca o Brasil em destaque entre os países do G-20, sendo o terceiro com maior crescimento no período. O vice-presidente destacou a importância do crescimento da indústria e dos investimentos para a economia brasileira.

Esses dados refletem um cenário de recuperação econômica e de fortalecimento do setor industrial no país, contribuindo para um panorama positivo no contexto internacional. Com perspectivas promissoras, o Brasil demonstra sinais de retomada e crescimento, alinhando-se às projeções otimistas para os próximos trimestres.

Sair da versão mobile