ALAGOAS – Produtores de banana de Igreja Nova e Coruripe realizam visita técnica em Sergipe para combate à sigatoka negra.

No dia 06 de setembro de 2024, fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e produtores rurais dos municípios de Igreja Nova e Coruripe, juntamente com técnicos da Secretaria de Agricultura (Seagri), realizaram uma visita técnica à Biotecnologia Campo, uma produtora de mudas micropropagadas de bananeiras localizada em Sergipe. O objetivo dessa visita foi promover ações de combate à doença da sigatoka negra, que tem afetado as plantações de banana na região.

A empresa em Sergipe é reconhecida por seu trabalho com mudas resistentes à sigatoka negra, uma praga que tem causado preocupação entre os produtores alagoanos. Durante a visita, que também contou com a presença de representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi destacada a importância da Defesa Agropecuária nas plantações, assim como a utilização de mudas certificadas na instalação dos pomares.

Essa iniciativa partiu dos próprios produtores rurais, que demonstraram preocupação em combater a doença e promover boas práticas agrícolas. A presença dos fiscais da Adeal e dos técnicos das Secretarias de Agricultura reforça a importância da parceria entre os órgãos públicos e os produtores para garantir a sanidade das plantações e a qualidade dos produtos agrícolas.

A ação conjunta realizada durante a visita técnica ressalta a importância do trabalho em equipe e da troca de conhecimentos para enfrentar os desafios enfrentados pelos agricultores. A utilização de tecnologias e práticas inovadoras, como as mudas resistentes à sigatoka negra, mostra o potencial de desenvolvimento do setor agrícola da região e a preocupação com a sustentabilidade das plantações de banana.

Esse encontro é mais um passo importante na busca por soluções para os problemas enfrentados pelos produtores de banana de Igreja Nova e Coruripe, demonstrando o compromisso com a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas na região.

Botão Voltar ao topo