BRASIL – Relatório preliminar aponta que tripulantes discutiram falha no sistema de de-icing antes da queda do avião em Vinhedo

O Relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira (6) trouxe à tona informações sobre a queda de um avião no município de Vinhedo (SP) em 9 de agosto, que resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo.

De acordo com as análises feitas a partir do áudio do gravador de voz da cabine, os tripulantes discutiram sobre uma falha no sistema de proteção contra formação de gelo nas asas, conhecido como “de-icing”. Além disso, o relatório revelou que o sistema responsável por evitar a acumulação de gelo nas asas foi ligado e desligado diversas vezes durante o voo.

O investigador-encarregado da Comissão de Investigação do CENIPA, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, destacou que houve comunicação entre os pilotos sobre a presença de gelo, com relatos de falhas no sistema de airframe. Com um cenário de alta umidade e temperaturas abaixo de 0°C, as condições favoreceram a Formação de Gelo em Aeronave (FGA) Severa ao longo da rota do voo.

Apesar das condições climáticas adversas, a aeronave estava em condições adequadas para voar e a tripulação possuía qualificação e experiência para lidar com voos em situações de gelo. Nenhuma emergência foi declarada durante o voo, mesmo com informações meteorológicas indicando a formação de gelo severo na rota.

O CENIPA informou que a investigação seguirá três linhas de ação principais: fator humano, que analisará o desempenho da tripulação diante da situação; fator material, que investigará a condição da aeronave; e fator operacional, que examinará os elementos relacionados ao ambiente operacional que podem ter contribuído para o acidente.

O relatório final da investigação deverá ser concluído em um prazo razoável, levando em conta a complexidade do acidente e a necessidade de reunir todos os dados relevantes. A aeronave envolvida no acidente era um modelo ATR 72, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos, mas perdeu contato com o controle de aproximação de São Paulo e colidiu com o solo pouco depois.

O CENIPA ressaltou que a investigação não busca atribuir culpa, mas identificar possíveis fatores contribuintes para o acidente e esclarecer questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica. As investigações continuarão a fim de garantir a segurança e prevenir futuros acidentes aéreos.

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