O Selo da Diversidade visa reconhecer o compromisso dos órgãos em promover a igualdade e inclusão em quatro principais temáticas: inclusão da pessoa com deficiência, pautas LGBTQIAPN+, igualdade de gênero e raça e combate ao etarismo. As ações desenvolvidas pelas secretarias deverão atender aos critérios pré-estabelecidos pela Seplag, que incluem aspectos como estrutura da instituição, desenvolvimento dos servidores e participação em censo, entre outros.
Cada ação realizada pelas entidades será pontuada e, ao atingir uma determinada classificação, a secretaria poderá receber o Selo da Diversidade nas categorias bronze, prata e ouro. A premiação tem como objetivo destacar o compromisso do governo em garantir um ambiente mais diverso e inclusivo para os seus servidores.
Tatiane Lavarini, superintendente da SUPGP, ressaltou a importância do Selo como um reconhecimento das ações voltadas para a inclusão e diversidade. Ela destacou que o projeto incentiva as entidades a buscarem continuamente melhorias nesse aspecto, contribuindo para uma visão plural do governo em relação à realidade desigual da sociedade.
O cronograma do Selo da Diversidade prevê que as inscrições das entidades interessadas em participar do projeto serão abertas em 1° de outubro e encerradas em 31 de outubro. A normatização do Selo, através da Portaria Nº 11.625/2024 da Seplag, visa garantir a continuidade e eficácia da iniciativa, estabelecendo as políticas de inclusão e diversidade como parte integrante da estrutura administrativa do Governo. A iniciativa busca incentivar as entidades a promoverem a igualdade e inclusão em seus ambientes de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e diversa.