Lula comunicou a decisão em suas redes sociais, declarando: “Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”. A nomeação será publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
Vale ressaltar que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estava sob responsabilidade interina da ministra Esther Dweck, após a exoneração de Silvio Almeida na última sexta-feira (6) devido a denúncias de assédio moral e sexual, as quais ele nega.
Macaé Evaristo possui formação em Serviço Social, mestrado em Educação e é doutoranda na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, a nova ministra dos Direitos Humanos é conhecida por sua atuação como professora na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e por ter ocupado cargos de destaque na área educacional.
Com vasta experiência na gestão educacional, sendo secretária de Educação de Minas Gerais de 2015 a 2018 e ocupando outras posições importantes ao longo de sua carreira, Macaé Evaristo é reconhecida por seu compromisso com a educação e com as políticas públicas voltadas para a inclusão e diversidade.
A nomeação de Macaé Evaristo como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania representa um marco para a pasta, trazendo uma profissional qualificada e com experiência na área educacional para liderar a promoção e defesa dos direitos fundamentais no país.