“A extensão do prazo visa alcançar o maior número possível de agentes culturais que tiveram suas atividades prejudicadas nos municípios gaúchos”, afirmou a ministra da Cultura, Margareth Menezes. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do ministério, que redireciona para o portal único Gov.br. Os candidatos precisam preencher os dados solicitados, escolher o curso desejado e fazer uma autodeclaração eletrônica confirmando que são agentes culturais e que as informações fornecidas são verdadeiras, sob risco de sanções civis e penais.
Os participantes selecionados para os cursos oferecidos pelo IFRS receberão duas bolsas no valor de R$ 2.250 cada. As aulas serão ministradas na modalidade a distância, com uma carga horária de 70 horas. O pagamento das bolsas será realizado via Pix, utilizando o CPF do beneficiário como chave.
Entre os cursos disponíveis estão: planejamento e gestão de eventos culturais, administração e gestão financeira para eventos, organização e decoração de eventos, marketing e comunicação digital na cultura, artes visuais e interculturalidade, cerimonial e etiqueta para eventos, e desenvolvimento pessoal e interpessoal para profissionais da cultura.
Dessa forma, a prorrogação do prazo de inscrições para a Bolsa de Retomada Cultural Rio Grande do Sul representa uma oportunidade importante para que agentes culturais tenham acesso a capacitação e apoio financeiro em um momento de dificuldade ocasionado por desastres naturais.