ALAGOAS – Governo de Alagoas cria sistema de governança para acompanhar Plano Estadual de Segurança Pública até 2030

O Governo de Alagoas deu mais um passo importante rumo à melhoria da segurança pública no estado. Foi instituído o Sistema de Governança do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS), que tem como objetivo principal acompanhar e avaliar o cumprimento das ações estratégicas previstas no plano.

A portaria que criou o Sistema de Governança foi publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial do Estado. A iniciativa é vista como fundamental para promover e organizar mecanismos, instâncias e práticas que viabilizem a implementação das ações planejadas na área de segurança pública.

O Coronel Jairison Melo, superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da SSP, ressaltou a importância da criação do comitê executivo e da comissão técnica de governança, que irão facilitar a gestão do trabalho integrado entre os órgãos estaduais no combate ao crime em Alagoas.

Além da SSP, o Sistema de Governança conta com a participação das secretarias de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e de Prevenção à Violência (Seprev), das forças policiais (Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros), do Detran-AL, órgãos da Rede Integrada de Segurança e Prevenção à Violência e Justiça, e outras organizações públicas ou da sociedade civil vinculadas ao PESPDS.

Todo o trabalho será acompanhado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), garantindo maior eficiência na implementação das ações estratégicas. Com reuniões trimestrais, será possível observar as necessidades de articulação para alcançar os objetivos estabelecidos, em conformidade com a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

O assessor de Governança da SSP, Alexandre Galvão, enfatizou a importância do gerenciamento para o cumprimento das ações do plano, visando o bem-estar da população alagoana. Com essa nova ferramenta de avaliação, o Governo busca maior transparência, responsabilização e prestação de contas, fazendo avançar as políticas de segurança pública no estado.

Sair da versão mobile