Segundo o Ministério da Saúde, para ser um doador de sangue é necessário estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. No entanto, há algumas restrições para a doação. Por exemplo, pessoas com doença de Chagas, Aids, sífilis e aquelas que contraíram hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Além disso, indivíduos que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing estão impedidos de doar por um ano.
É exigido pelo Ministério da Saúde que o voluntário tenha um documento de identificação com foto, esteja alimentado, evite comidas gordurosas e não tenha consumido bebidas alcoólicas. A doação também é proibida para aqueles que não tenham dormido no mínimo 6 horas.
A iniciativa do Hemoal visa garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e unidades de saúde, garantindo que pacientes que necessitam de transfusões tenham acesso ao recurso necessário. A doação de sangue é um ato voluntário e solidário que pode salvar vidas.
Portanto, se você atende aos critérios estabelecidos e deseja contribuir para essa causa nobre, fique atento às próximas ações itinerantes do Hemoal e participe ativamente desse gesto de solidariedade e humanidade.