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ALAGOAS – Seduc participa de seminário internacional do programa Escola das Adolescências em Brasília, discutindo melhorias no ensino fundamental.

No dia 12 de setembro de 2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença em um importante seminário internacional realizado em Brasília. O evento, intitulado ‘Construindo uma Escola para as Adolescências’, teve como foco principal discutir experiências e estratégias para a melhoria da aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.

Mais de 20 palestrantes participaram do seminário, que contou com a presença da superintendente da Seduc, Fabiana Dias, como uma das palestrantes. O encontro foi promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Escola das Adolescências, e teve como objetivo reunir ideias e iniciativas para o desenvolvimento dos estudantes nessa etapa escolar.

Durante o evento, também foi lançado o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre os anos finais do ensino fundamental, além do documentário “Uma escola para as adolescências”, resultado da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, realizada em maio do mesmo ano.

A Semana da Escuta das Adolescências teve como propósito levantar os anseios e demandas dos estudantes em relação a diversos temas, como aprendizagem, clima escolar, convivência, inovação e participação. Em Alagoas, a taxa de participação foi expressiva, alcançando 91% nas redes municipal e estadual, e 96% apenas na rede estadual de ensino.

A representante da Seduc destacou a importância do regime de colaboração com os municípios e ressaltou o engajamento dos estudantes e profissionais da educação no processo. O encontro em Brasília contou com quatro mesas de discussão, reunindo especialistas e representantes de instituições como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

A participação da Seduc nesse seminário internacional reforça o compromisso do órgão com a melhoria da educação e o desenvolvimento dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. O evento foi mais uma oportunidade de troca de ideias e experiências que contribuem para a construção de uma escola mais inclusiva e eficiente para as adolescências.

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