BRASIL – Vacina contra a mpox é pré-qualificada pela OMS e poderá ser distribuída a países de baixa renda para conter surtos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira a pré-qualificação da vacina contra a mpox produzida pela Bavarian Nordic, tornando-a o primeiro imunizante contra a doença a integrar a lista de insumos pré-qualificados pela entidade internacional de saúde. Essa decisão significa que a vacina poderá ser distribuída a países de baixa renda e enfrentando surtos de mpox através de organizações como o Unicef e a Gavi.

A pré-qualificação da vacina é vista como um passo crucial no combate à doença, conforme destacado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Ele enfatizou a importância de garantir o acesso equitativo às doses onde são mais necessárias, visando prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas. A vacina da Bavarian Nordic é destinada a pessoas com 18 anos ou mais, administrada em duas doses com um intervalo de quatro semanas entre elas.

Embora a vacina não esteja atualmente licenciada para aplicação em menores de 18 anos, o uso off label está autorizado em crianças, adolescentes, gestantes e pessoas imunossuprimidas. A eficácia da vacina é estimada em 82% com o esquema de duas doses e 76% com uma dose única.

A segurança e desempenho da vacina foram comprovados em estudos clínicos e na primeira emergência global por mpox em 2022. No entanto, a OMS alerta que ainda é fundamental coletar mais dados sobre a segurança e eficácia da vacina em diferentes contextos, especialmente com as novas variantes do vírus em circulação.

Até o momento, mais de 100 mil casos de mpox foram confirmados em 120 países desde 2022, mostrando a necessidade urgente de combater a doença. Com a inclusão da vacina na lista de insumos pré-qualificados pela OMS, espera-se que o acesso à imunização seja ampliado e que mais vidas sejam salvas nos países mais afetados pelos surtos de mpox.

Sair da versão mobile