BRASIL – Escola Estadual Deputado Pedro Costa é finalista dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo 2024 pela inovação em programas educacionais.

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina Mazzei, zona leste da cidade de São Paulo, está se destacando por suas iniciativas inovadoras e educacionais. Recentemente, a escola foi selecionada como uma das três finalistas da categoria Colaboração Comunitária dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, conhecidos como World’s Best School Prizes, que serão realizados em 2024.

Entre os destaques da escola estão os programas de xadrez, atletismo e ginástica artística, que têm sido pioneiros e bem-sucedidos. O Projeto Xadrez, idealizado pelo professor Leonardo Alcântara, utiliza o jogo como uma ferramenta para desenvolver habilidades cognitivas e de interação social nos alunos. Através do xadrez, os estudantes aprendem a pensar estrategicamente, considerando as consequências de suas ações no tabuleiro e na vida.

Já os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas o desenvolvimento físico dos alunos, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe. Os resultados dessas iniciativas podem ser vistos no aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e na maior coesão comunitária proporcionada pela escola.

A organização responsável pelos prêmios destacou o impacto positivo dos programas da Escola Deputado Pedro Costa na comunidade local, com o envolvimento ativo de pais e organizações locais. Além da possibilidade de ganhar 10 mil dólares, aproximadamente R$ 55 mil, a escola concorre com o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e a Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos, na categoria Colaboração Comunitária.

Os Prêmios Melhores Escolas do Mundo foram criados em 2022 pela T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, com o objetivo de reconhecer e promover escolas inovadoras que compartilham suas melhores práticas globalmente. Este ano, os vencedores de cada categoria serão anunciados em outubro e terão a oportunidade de participar do World Schools Summit em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde serão reconhecidos como as melhores escolas do mundo.

Sair da versão mobile