Voto nas Eleições 2024 não valerá como prova de vida para aposentados, esclarece TRE/AL em meio à desinformação rampant.

Desinformação: Voto não valerá como prova de vida para aposentados

Recentemente, uma notícia falsa tem circulado com intensidade nas redes sociais, atribuindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a informação de que o voto nas Eleições de 2024 valerá como prova de vida para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que essa informação é inverídica.

A falsa notícia se baseia na Portaria INSS nº 1.408/2022, que menciona a possibilidade de utilizar a votação como forma de comprovação de vida para os beneficiários do INSS. No entanto, até o momento, não houve nenhuma integração entre os sistemas do TSE e do INSS para que isso seja efetivamente implementado.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, o cruzamento de dados para a prova de vida vem sendo realizado em etapas, em parceria com outros órgãos governamentais, mas ainda não há a tecnologia necessária para que o voto seja utilizado como comprovação de vida.

Diante desse cenário de desinformação, o TRE reforça a importância de denunciar informações falsas através do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), disponível no portal do TSE. Essa ferramenta permite a identificação de fake news que possam comprometer o equilíbrio e integridade do processo eleitoral.

Além disso, o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas disponibilizou um número de telefone exclusivo (82) 99662-7491 para denúncias locais de notícias falsas, com atendimento todos os dias das 8h às 18h, até o dia 06 de outubro. É fundamental combater a propagação de informações falsas e garantir a transparência e veracidade nas comunicações.

Sair da versão mobile