BRASIL – Estudantes indígenas se reúnem em Brasília para discutir cotas nas universidades e criação de instituição exclusiva para seus povos

Durante a última semana, mais de mil estudantes representantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília para participar do XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI). O evento, organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), contou com uma série de atividades e reuniões com representantes dos Poderes Públicos.

Uma das principais pautas discutidas durante o encontro foi a questão das cotas nas universidades para estudantes indígenas, além da criação de uma universidade exclusivamente voltada para os povos indígenas. Os participantes entregaram uma carta de reivindicações elaborada por coletivos indígenas de 25 universidades, destacando a importância da inclusão e da valorização da ciência indígena no ensino superior.

Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, os estudantes indígenas enfatizaram a importância da presença indígena no ensino superior ao longo das últimas duas décadas, ressaltando a ciência indígena como uma ferramenta de luta e promoção da equidade. Manuele Tuyuka, presidente da AAIUnB, destacou a importância de trazer a diversidade e a identidade indígena para dentro das universidades.

Alisson Cleomar, estudante de medicina da UnB e membro da etnia Pankararu, destacou os desafios enfrentados por estudantes indígenas no ambiente acadêmico, ressaltando a importância do apoio da comunidade indígena para superar o preconceito e as dificuldades. Da mesma forma, Thoyane Fulni-ô Kamayurá, estudante de engenharia florestal, enfatizou a importância da rede de apoio para superar desafios como a gravidez durante os estudos.

O desafio de deixar a aldeia e se adaptar ao ambiente universitário também foi destacado por Yonne Alfredo, estudante de biologia da Unicamp. Apesar dos desafios e das saudades da sua terra natal, Yonne ressaltou a importância de continuar os estudos e adquirir conhecimento para contribuir com sua comunidade no futuro.

O XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas foi marcado pela diversidade cultural e pela luta por uma educação superior mais inclusiva e respeitosa com as particularidades dos povos indígenas. A presença dos estudantes indígenas em Brasília reforçou a importância de garantir espaços e oportunidades para que esses jovens possam desenvolver seus talentos e conhecimentos em ambiente acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo