A abertura oficial da semana está marcada para as 16h, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. O tema escolhido para a edição deste ano é “Museus, acessibilidade e inclusão”, com o objetivo de fomentar a discussão e a promoção da democratização desses espaços culturais. A proposta é tornar os museus mais acessíveis a diferentes públicos, tanto do ponto de vista físico quanto social e cultural.
Toda a programação da Primavera dos Museus já está disponível para consulta na plataforma Visite Museus, desenvolvida pelo Ibram. A ideia da plataforma é contribuir para a divulgação e promoção dos museus, ampliando o acesso à cultura, preservando o patrimônio, estimulando a educação, a inclusão social, a acessibilidade e a disseminação do conhecimento para um público mais abrangente.
Instituições de memória, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, podem aderir à plataforma. Isso engloba museus, memoriais, salas de cultura, podcasts/videocasts, pontos culturais, centros culturais, parques históricos, redes de educadores, sistemas de museus, escolas técnicas, institutos históricos, cemitérios, pinacotecas, ateliês, laboratórios de documentação ou de artes, associações culturais, além de pessoas físicas como professores de museologia, estudantes de nível superior, entre outros.
A 18ª Primavera dos Museus se apresenta como uma oportunidade para o público conhecer e explorar as diversas manifestações culturais que os museus têm a oferecer, ressaltando a importância da acessibilidade e da inclusão para um maior acesso e participação da sociedade nesses espaços de preservação e disseminação da cultura. A expectativa é de que o evento contribua para promover a integração e a diversidade cultural no país.