O documento oficial traz diretrizes para a elaboração do regimento interno que irá detalhar a organização e o funcionamento de cada etapa da Conapi. Anteriormente, a conferência vinha sendo realizada na primeira semana do mês de maio, mas o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial decidiu revisar a data, inicialmente para a segunda semana do mesmo mês e, posteriormente, para o mês de julho.
Segundo uma nota divulgada pelo colegiado responsável pela organização da conferência, a mudança de data foi necessária para ampliar a mobilização social em torno do processo conferencial nos estados, no Distrito Federal e nos municípios do país. A Conapi é reconhecida como o principal fórum de debate e proposição em busca da superação das desigualdades étnico-raciais.
Durante os encontros realizados nesse evento, são reavaliadas políticas públicas e iniciativas econômicas, sociais e políticas relacionadas ao tema da igualdade racial. O tema escolhido para nortear as discussões no período de 2023 a 2025 é “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A expectativa é de que a conferência reúna autoridades, representantes da sociedade civil, especialistas e ativistas interessados em contribuir para a promoção da igualdade racial no Brasil.