BRASIL – Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda para mais de meio milhão de contribuintes

A partir das 10h desta segunda-feira (23), mais de meio milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física estão ansiosos para saber se acertaram as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao último dos cinco lotes de restituição de 2023, contemplando cerca de 511 mil contribuintes. Dentre esses, aproximadamente 86 mil são do Rio Grande do Sul e têm direito a receber a restituição. Além disso, este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

No total, o valor a ser restituído chega a R$ 1,03 bilhão, sendo que 40% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Este ano, devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades para receber a restituição do imposto de renda.

Os residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho foram os primeiros a entrarem na lista de prioridades. No mês passado, mais de 47 mil contribuintes gaúchos já haviam recebido restituição, inclusive de exercícios anteriores.

É importante ressaltar que a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou a utilização da declaração pré-preenchida garantem prioridade no recebimento da restituição. Por isso, a maioria dos contribuintes que receberão neste lote informou a chave Pix.

A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e em seguida no botão “Consultar a Restituição”. O pagamento será efetuado no dia 30 de setembro na conta ou chave Pix do CPF informada na declaração. Caso haja alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. É importante resgatar o valor antes desse prazo. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco para mais informações e orientações sobre o resgate da restituição.

Sair da versão mobile