O município de Pilar se destacou no X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado na sexta-feira, 20 de setembro de 2024, ao apresentar o trabalho científico intitulado “A Comunicação Não Violenta (CNV) nas Escolas Públicas: Um Relato de Experiência no Contexto da Educação Inclusiva no Município do Pilar/AL”.
O estudo, desenvolvido por Josiene Silva Araújo, Lucienne Virgínia Rocha, Dayane Deyse G. Santos e Hilda Bertoldo Viveiros Cândido, é fruto de intervenções realizadas nas escolas municipais do Pilar, focadas no atendimento a professores, estudantes e familiares no contexto da Educação Especial e Inclusiva.
-
Esses são os 8 brasileiros que conquistaram recorde do Guinness em 20247 de janeiro de 2025
As ações que embasam o trabalho têm sido implementadas durante encontros formativos e outros momentos dentro do ambiente escolar, buscando promover a inclusão e melhorar a comunicação entre os diversos atores da comunidade escolar. Pilar se destacou como o único município alagoano a abordar o tema da Comunicação Não Violenta no evento, posicionando-se como um exemplo de inovação no campo da educação inclusiva.
O uso da CNV como prática pedagógica reforça o compromisso do município com a evolução e o desenvolvimento da educação pública inclusiva, gerando resultados positivos na qualidade do ensino ofertado. Esse avanço é resultado do investimento e apoio da gestão do prefeito Renato Filho, que tem priorizado políticas de inclusão e inovação educacional em Pilar.