BRASIL – Chuvas fortes atingem diversas cidades do Rio Grande do Sul e Defesa Civil emite alerta vermelho de perigo iminente.

Nesta semana, várias regiões do Rio Grande do Sul estão enfrentando novamente fortes chuvas, trazendo preocupação para a população local. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (25), destacando que municípios estão sofrendo com tempestades isoladas, chuvas persistentes, rajadas de vento intensas, granizo, raios e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para chuvas no centro-sul do estado, prevendo chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Com isso, há o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.

Entre os municípios que estão incluídos na região de grande perigo estão Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Bagé. Em Camaquã, por exemplo, os volumes de chuva já ultrapassaram os 207 milímetros acumulados em apenas 72 horas, causando destelhamentos de casas e deixando várias pessoas desabrigadas.

Diante desse cenário, a Defesa Civil está orientando a população a buscar abrigo em caso de temporal severo. É recomendado fechar bem portas e janelas em casa, retirar os eletroeletrônicos das tomadas durante os temporais, abrigar animais de estimação com segurança e evitar atravessar áreas inundadas, seja a pé ou de carro, devido aos riscos como buracos, bueiros abertos e correnteza.

Além disso, a Defesa Civil está incentivando a população a buscar informações junto ao órgão da sua cidade e conhecer os Planos de Contingência municipais para saber quais são os riscos em seu município e como agir em caso de desastres naturais. A prevenção e a segurança devem ser prioridades em momentos de adversidades climáticas como essas.

Sair da versão mobile