ALAGOAS – Detran na Escola impacta 70 municípios com ações educativas durante Semana Nacional de Trânsito

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Programa Detran na Escola realizou ações educativas em 70 municípios de Alagoas, alcançando cerca de 160 mil alunos em 340 escolas. Lançado em fevereiro deste ano, o programa tem como objetivo reforçar as atividades de conscientização no trânsito para crianças e adolescentes, ampliando o alcance da educação para o trânsito.

As ações educativas promovidas pelo Detran na Escola durante a Semana Nacional de Trânsito incluíram atividades práticas dentro das escolas, como interações com os alunos fantasiados de semáforo, pintura de faixa de pedestre no pátio, criação de músicas com a temática do trânsito e desfile com placas de trânsito. Essas atividades visam fortalecer e ampliar as ações de conscientização realizadas pelo setor de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores (Edutran) do Detran.

Um exemplo do impacto positivo do programa foi a escola Lourenço de Almeida, em Arapiraca, que levou os alunos para visitar uma ciclovia pela primeira vez. Essa experiência prática permitiu que as crianças aprendessem sobre o uso seguro da bicicleta e as regras de trânsito na prática, ampliando sua conscientização e segurança no trânsito.

Além do Detran na Escola, o Detran Alagoas também conta com o projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito”, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este projeto já formou mais de 500 estudantes universitários em cursos presenciais e a distância, nas áreas de geografia e pedagogia, para atuarem como multiplicadores da educação para o trânsito em suas comunidades.

A iniciativa do Detran na Escola em parceria com o Conexão Dnit visa inserir a educação para o trânsito de forma transversal nas escolas de ensino fundamental e médio, capacitando professores para incluírem conteúdos sobre segurança viária nas disciplinas regulares. A meta é formar cidadãos mais conscientes sobre o trânsito desde a infância, contribuindo para um trânsito mais seguro e responsável em Alagoas e no Brasil.

Sair da versão mobile