Dentre as declarações retidas, mais de 1 milhão têm imposto a restituir, o que corresponde a 71% do total incluído na malha fina. Por outro lado, 27% estão com imposto a pagar e apenas 2% têm saldo zero, ou seja, nem a pagar nem a restituir.
Os problemas relacionados à dedução foram apontados como o principal motivo para as declarações ficarem retidas, representando 57,4% dos casos. Especificamente, erros ou omissões relacionados a despesas médicas foram responsáveis por 51,6% dos motivos de retenção. Além disso, contribuições para previdência oficial, previdência privada e pensão alimentícia também foram citadas como despesas com problemas de dedução.
Outro fator relevante, corresponde a 27,8%, está relacionado à omissão de rendimentos. Rendimentos não informados, como salários, rendimentos de ações judiciais e aluguel, são os principais destaques nesse aspecto.
Divergências nos valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarados pelos contribuintes representam 9,4% das retenções. Além disso, problemas relacionados a deduções ligadas a doações e diferenças entre valores de pagamentos de carnê-leão também foram citados como motivos para a retenção de declarações.
A Receita Federal já está enviando correspondências aos contribuintes com declarações retidas na malha fina, com o intuito de alertar sobre a possibilidade de correção de erros. A recomendação é que os contribuintes verifiquem o extrato de sua declaração no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal e, se necessário, retifiquem suas declarações.
Os contribuintes têm a opção de corrigir possíveis erros por meio de uma declaração retificadora, sem ocorrência de multas ou penalidades. Por outro lado, caso sejam intimados ou notificados pela Receita, a retificação não será mais possível, sendo necessário apresentar virtualmente todos os comprovantes e documentos que justifiquem os valores declarados.
Em suma, a malha fina do Imposto de Renda continua sendo uma questão importante para milhões de contribuintes, que precisam estar atentos e corrigir eventuais deslizes para garantir a regularidade de sua situação fiscal. O processo de retificação das declarações é fundamental para evitar transtornos e garantir que os tributos sejam pagos de forma correta e legal.