ALAGOAS – Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências lança página eletrônica para promover transparência e acesso à informação.

Na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro de 2024, o Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV) reuniu-se no Palácio República dos Palmares, em Alagoas, para apresentar o balanço das ações realizadas nos últimos dois meses. O destaque do encontro foi o lançamento da página eletrônica da RAV, disponível no site do Gabinete Civil do Estado.

A criação da página eletrônica foi uma recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas, com o intuito de promover transparência e acesso às informações relacionadas às atividades do Comitê. Maria Clara, secretária executiva de Gestão Interna, destacou a importância da iniciativa para a população, que terá acesso a atas, notícias e informações sobre as ações realizadas.

Representantes de 12 secretarias de Estado e de 10 conselhos da sociedade civil estiveram presentes no evento. A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos apresentou as experiências da campanha Agosto Lilás, enquanto a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência detalhou as ações realizadas durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, incluindo o lançamento do Plano Viver Sem Limites.

Para o próximo ano, está prevista a realização de conferências regionais e estadual relacionadas à pessoa idosa. A Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, anunciou a mobilização a partir de fevereiro, com a participação ativa das pessoas idosas.

No primeiro semestre deste ano, a RAV atendeu 3.220 pessoas com ações de qualificação e sensibilização. Foram realizadas capacitações para profissionais da saúde, colaboradores de serviços de acolhimento e proteção às vítimas de violência, entre outros. A meta é dobrar o número de profissionais capacitados, visando a assistência integral e eficaz.

Instituída através do Decreto nº 89.437 de 28 de fevereiro de 2023, a RAV tem como objetivo estruturar uma rede intersetorial para prevenção, identificação, assistência e avaliação das violências às populações vulneráveis em Alagoas. A meta é promover o acolhimento seguro, a assistência qualificada e garantir os direitos fundamentais das vítimas.

Sair da versão mobile