Atualmente, 18 profissionais da odontologia estão envolvidos na oferta de cuidados em saúde bucal nos presídios alagoanos. Durante a reunião, o assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, Sidney Santos, destacou a importância das atividades contínuas desenvolvidas pela secretaria no Sistema Prisional, visando garantir eficácia no tratamento, segurança e comodidade aos detentos.
Sidney Santos ressaltou que a equipe de profissionais da odontologia realiza atendimentos clínicos, avaliações, encaminhamentos de cuidados especiais e oferece educação permanente para os profissionais. As ações são elaboradas seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Saúde do Sistema Prisional de Alagoas, a policial penal Andrea Sarmento, enfatizou a importância do alinhamento entre o Sistema Prisional e a Sesau para garantir um atendimento qualificado às pessoas privadas de liberdade. Durante a reunião, foram discutidos temas como fornecimento de insumos e materiais necessários, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Assistência à pessoa privada de liberdade.
Essas ações são fundamentais para assegurar que mesmo aquelas que estão privadas de liberdade tenham acesso à assistência em saúde, considerando a condição de vulnerabilidade em que se encontram. A Sesau, em parceria com o Sistema Prisional, busca promover um atendimento de qualidade e garantir a saúde bucal da população carcerária.