ALAGOAS – Mais de 180 mil MEIs impulsionam economia de Alagoas, gerando renda e movimento no mercado empresarial local.

No dia 04 de outubro de 2024, a economia de Alagoas recebeu um impulso significativo com o registro de mais de 180 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), que têm gerado renda e movimentado o mercado local. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), os MEIs representam 63,04% do total de empresas com registro ativo no estado.

Essa categoria empresarial, criada em 2008 pela lei complementar nº 128, foi fundamental para formalizar empreendimentos que antes estavam na informalidade, oferecendo um processo simplificado, gratuito e com benefícios fiscais e previdenciários. Com a presença massiva dos MEIs na vida empresarial alagoana, a economia local tem se beneficiado com a criação de empregos e a movimentação de negócios.

Um exemplo inspirador é o da penteadista e maquiadora Nayara Farias, que decidiu transformar sua paixão em sua principal fonte de renda ao se tornar MEI. Registrada há apenas 5 meses, Nayara enxerga um futuro promissor para seu negócio no ramo da beleza, localizado no bairro Farol. Com planos de expandir os serviços oferecidos, ela representa a nova geração de empreendedores alagoanos que buscam crescimento e realização profissional.

Além disso, o MEI tem sido uma porta de entrada para empresários como Juarez Silva, que após anos atuando como autônomo na marcenaria, viu sua empresa evoluir de MEI para uma Empresa de Pequeno Porte (EPP). Esse tipo de transição demonstra a importância do MEI como base para o crescimento e desenvolvimento de negócios no estado.

Diante desse cenário, o presidente da Juceal, Ricardo Dória, destaca o papel fundamental do MEI na promoção do empreendedorismo e no crescimento das micro e pequenas empresas em Alagoas. Com investimentos em infraestrutura e programas de incentivo, o estado busca proporcionar um ambiente propício para o crescimento dos negócios, garantindo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo