COVARDIA – JHC deixa eleitores de Maceió de lado e “foge” de debate para cumprir agenda no interior

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), se comprometeu a participar do principal debate da campanha eleitoral de 2024 na capital, realizado nessa quinta-feira (3/10) pela TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo. O evento, de grande audiência, reuniria os três principais candidatos à prefeitura, era visto como uma oportunidade para que o atual prefeito apresentasse suas propostas, defendesse sua gestão e respondesse a perguntas dos adversários e eleitores. JHC havia confirmado presença e até assinado um termo de compromisso, mas, sem oferecer justificativas, não compareceu. Os seus adversários presentes ao debate, Rafael Brito (MDB) e Lobão (SD) acusaram o prefeito de “fujão”.

Enquanto a “fuga” ao debate gerava críticas, o prefeito foi visto em uma agenda de campanha no município de Viçosa, no interior de Alagoas, acompanhando uma caminhada do candidato Flaubert Filho, do Podemos, mesmo partido de seu candidato a vice, o senador Rodrigo Cunha, também presente ao ato político. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram JHC ao lado do senador Rodrigo Cunha (Pode), sendo recebido pelo candidato da oposição em Viçosa na data e horário em que ele deveria estar em Maceió, participando do debate na TV Gazeta de Alagoas.

Ao escolher deixar Maceió durante o debate, o candidato abandonou a chance de dialogar diretamente com os eleitores e expor suas propostas em um ambiente de confronto direto com os outros candidatos. A decisão foi vista como uma tentativa de fugir da discussã, em um espaço de alta visibilidade, onde o eleitorado teria a oportunidade de comparar seu desempenho e suas ideias com as dos adversários. Críticos da ausência de JHC destacam que essa decisão reforça a percepção de desconexão com os problemas locais, uma vez que, enquanto seus oponentes discutiam as questões de Maceió, ele estava fora da cidade. Essa atitude pode refletir negativamente, principalmente porque o debate era uma oportunidade fundamental para esclarecer dúvidas e prestar contas sobre as propostas de campanha.

O candidato do MDB à prefeitura de Maceió, Rafael Brito, condenou a ausência de JHC no debate: “ele não participa sequer de entrevistas. O atual prefeito está com medo de ser confrontado. Ele já faltou a 10 sabatinas e a quatro debates somente nos últimos dias”, afirmou. Para Brito, quem foge ao debate, quem não apresenta propostas, não merece o voto do maceioense: “o JHC é um fujão e não merece a confiança do eleitor de Maceió”, afirma.

Sair da versão mobile