Para os eleitores que ainda não sabem onde vão votar, existem diferentes maneiras de consultar a seção eleitoral. Uma opção é acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, na página de Atendimento Eleitoral, clicar em “Onde Votar”. Informando o nome, número do título ou CPF do eleitor, juntamente com a data de nascimento e o nome da mãe, é possível obter a informação desejada.
Além disso, os 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) disponibilizam em seus sites a possibilidade de pesquisa das informações de local de votação. Basta fornecer os dados solicitados para saber o número da inscrição, zona eleitoral e local de votação.
Outra ferramenta útil é o aplicativo e-Título, que apresenta o local de votação logo na tela inicial, abaixo do nome do eleitor. Com a ajuda da geolocalização, o app guia o eleitor até a sua seção eleitoral. O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones Android e IOS até sábado, 5 de outubro.
É importante ressaltar que no dia da eleição, não é obrigatório levar o título de eleitor, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título. O documento deve estar regular e é fundamental apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, entre outros, para votar.
A Justiça Eleitoral destaca que, mesmo que a data de validade dos documentos tenha expirado, será aceita a apresentação destes, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor. Portanto, é fundamental que os cidadãos estejam cientes das orientações para exercerem o seu direito ao voto com segurança e tranquilidade.