BRASIL – Aeronave da FAB decola de São Paulo com doações e brasileiros repatriados para o Líbano em operação de auxílio.

Neste domingo (6), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação Raízes do Cedro, destinada à repatriação de brasileiros, com a decolagem do avião KC-30 da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Beirute, no Líbano. A aeronave estava carregada com doações do governo brasileiro, sendo 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.

O voo terá uma escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir viagem. Segundo o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, a Operação Raízes do Cedro terá continuidade, com o objetivo de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na próxima terça-feira (8), por volta das 10h.

Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam sair do país, especialmente devido à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel na região.

Na primeira fase da operação, 229 brasileiros foram repatriados e chegaram na Base Aérea de São Paulo na manhã deste domingo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente para recepcionar o grupo e fez um breve discurso criticando as ações de Israel no conflito, ressaltando a importância da paz sobre a guerra.

A chegada dos primeiros brasileiros repatriados foi registrada e compartilhada nas redes sociais, evidenciando o processo de retorno dos cidadãos ao Brasil em meio ao cenário de confronto no Oriente Médio. A Operação Raízes do Cedro continua em andamento, com o compromisso de trazer mais brasileiros de volta ao país de origem nos próximos dias.

Sair da versão mobile