BRASIL – Brasil envia ajuda humanitária ao Líbano: 20 mil seringas e 4 mil agulhas serão enviadas para população em emergência

O governo brasileiro demonstrou solidariedade e apoio ao Líbano ao anunciar a doação de 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais. Essa ação visa ajudar a população daquele país que enfrenta uma grave crise humanitária, especialmente após a explosão no porto de Beirute em agosto deste ano.

A carga com os insumos estratégicos em saúde pesa cerca de 115 quilos e será enviada neste domingo (6) da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Beirute. O transporte será realizado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a operação foi coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

Além dessas doações, a mesma aeronave que levará os insumos também trará um grupo de brasileiros repatriados do Líbano nos próximos dias. Essa ação humanitária foi motivada pela solicitação da Embaixada do Líbano em Brasília, demonstrando a importância da cooperação internacional em momentos de crise.

A cooperação humanitária do Brasil não se restringe ao Líbano. Em 2023, o país realizou doações de medicamentos, imunizantes e insumos de saúde para diversas nações, como Bolívia, Cuba, Haiti e Turquia. Já em 2024, países como Granada, Honduras e Uruguai também foram beneficiados com doações brasileiras na área de saúde.

A operação de resgate de brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio, denominada Raízes do Cedro, também faz parte desse esforço humanitário. O primeiro voo chegou com 229 passageiros, entre brasileiros e familiares, além de três animais domésticos repatriados do Líbano. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou que a operação continuará repatriando cerca de 500 brasileiros por semana.

O Brasil mostra, mais uma vez, sua solidariedade e cooperação internacional em momentos de crise, reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar das populações em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo