David Almeida, de 55 anos, é o atual prefeito da cidade e busca a reeleição. Com uma longa trajetória na política, ele já foi deputado estadual por três mandatos e até assumiu interinamente o governo do Amazonas em uma situação peculiar. Como presidente da Assembleia Legislativa, Almeida se viu na posição de governador interino quando o titular do cargo e o vice foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Seu vice-prefeito na chapa é o empresário Renato Júnior, do Avante.
Do outro lado, temos o Deputado Federal Capitão Alberto Neto, de 42 anos, que está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Oficial da Polícia Militar do Amazonas, Neto tem pós-graduação em gestão pública e ciências jurídicas. Sua candidata a vice-prefeita é Maria do Carmo, do Novo.
Com uma disputa acirrada e com propostas diferentes, os dois candidatos vão buscar conquistar o eleitorado de Manaus que ainda não decidiu em quem votar. Com um cenário político conturbado e uma pandemia em curso, a decisão dos eleitores terá um impacto significativo no rumo da cidade nos próximos anos.
Agora, cabe aos eleitores manauaras aguardarem o desenrolar do segundo turno e escolherem, nas urnas, quem será o próximo prefeito que comandará a capital amazonense.