ALAGOAS – Sesau e Secria promovem palestra sobre métodos contraceptivos para gestantes em Arapiraca, no HEA.

Na última terça-feira, dia 08 de outubro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) promoveram uma palestra sobre métodos contraceptivos para as gestantes assistidas pela Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), localizada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

O evento contou com a presença da médica Rafaela Freitas e da enfermeira Emilly Cristine, que abordaram principalmente a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), um método contraceptivo disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de prevenir gravidezes não planejadas.

Durante a palestra, a médica Rafaela Freitas destacou a importância do planejamento familiar para as mulheres, enfatizando que elas têm o direito de decidir quando desejam engravidar, levando em consideração suas responsabilidades pessoais e profissionais. Além disso, ressaltou a necessidade de disseminar informações sobre métodos contraceptivos para que as gestantes possam compartilhar com suas familiares e amigas.

O DIU foi mencionado como um método de longa duração e eficácia comprovada, com fácil acesso através da Atenção Primária. A Sesau também tem um projeto de planejamento reprodutivo que inclui a capacitação de equipes de enfermagem nos municípios alagoanos, assim como a realização de rodas de conversa e palestras informativas, como a que ocorreu na Uepnar.

A coordenadora da Uepnar, Taylane Araújo, ressaltou a importância de promover a disseminação de informações sobre planejamento reprodutivo para as mulheres alagoanas, afirmando que ações semelhantes serão realizadas com frequência na unidade, visando capacitar gestantes e acompanhantes para que se tornem multiplicadores dessas orientações.

Em suma, a palestra promovida pela Sesau e Secria sobre métodos contraceptivos teve como objetivo informar e conscientizar as gestantes sobre a importância do planejamento familiar e da utilização responsável de métodos contraceptivos para prevenir gravidezes não desejadas.

Sair da versão mobile