BRASIL – “Perfil dos prefeitos eleitos: homem, branco, casado e com ensino superior predominam, apesar de pequeno avanço na representatividade feminina”

No último pleito eleitoral, um perfil predominante foi observado entre os 5.471 prefeitos eleitos em primeiro turno em todo o país. Homens, brancos, casados e com ensino superior foram os mais comuns, representando a maioria dos novos chefes do Executivo municipal. Apenas 724 dos eleitos eram mulheres, o que corresponde a 13,2% do total, apesar de serem a maioria entre os eleitores.

O número de prefeitas eleitas neste ano representa um pequeno avanço em relação às eleições municipais anteriores, quando 12% dos prefeitos eleitos eram do sexo feminino. A faixa etária mais comum entre os eleitos foi de 40 a 49 anos, seguida por aqueles com idade entre 50 e 59 anos. Além disso, a maioria dos prefeitos possui ensino superior completo, com 59,3% apresentando essa formação, enquanto 25% possuem ensino médio.

Quando se analisa a questão racial, a predominância ainda é dos candidatos brancos, representando quase 66% dos eleitos, seguidos por 33,6% de pardos e pretos. Houve pouca mudança em relação às eleições municipais anteriores nesse aspecto. Quanto ao estado civil, a grande maioria dos eleitos se declara casada, com 71% dos prefeitos eleitos nesta condição, enquanto 19% são solteiros.

Os dados apresentados foram sistematizados pela equipe de tecnologia da EBC a partir de informações do TSE. A representatividade feminina ainda se mostra em um patamar inferior, apesar das eleitoras serem maioria. A composição dos prefeitos eleitos no país reflete um panorama majoritariamente masculino, branco, casado e com ensino superior, mas pequenas mudanças em relação a eleições passadas podem ser observadas.

Sair da versão mobile