BRASIL – Presidente da Undime destaca impacto da pandemia na educação durante abertura da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática.

A pandemia da covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a educação em todo o mundo, e no Brasil não foi diferente. Em meio a esse cenário, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) se destacou ao trazer à tona a importância da educação midiática no ambiente escolar. Em uma live realizada nesta segunda-feira (8), o presidente da seccional Bahia da Undime, Anderson Passos, enfatizou como a pandemia ressaltou a necessidade de atuar de forma mais incisiva no ambiente digital e no uso das tecnologias.

A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática foi anunciada durante o evento, que está programado para acontecer entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Esse fórum de discussões e troca de experiências tem como objetivo incentivar o uso crítico das mídias, fornecendo ferramentas tanto para estudantes quanto para educadores lidarem com o cenário das novas tecnologias em sala de aula.

Durante a live, outras personalidades importantes no campo da educação também estiveram presentes, como Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de educação midiática da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, e Larissa Ebeling, chefe de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação (MEC).

Um dos temas recorrentes nas discussões foi a responsabilidade no uso das mídias digitais, especialmente no contexto educacional. Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná, alertou para o perigo das fake news e do cyberbullying, destacando a importância de os estudantes aprenderem a verificar a legitimidade das informações que consomem.

A Semana Brasileira de Educação Midiática está alinhada com a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), que busca garantir a conectividade para todas as escolas públicas de educação básica do país, visando a cidadania digital. Com um site dedicado ao evento, os interessados podem se inscrever em diversas atividades online, participar de oficinas de boas práticas e discutir sobre cidadania e jornalismo digitais.

É importante ressaltar que a Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte de um evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional. No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas em 24 estados do Brasil, envolvendo um público estimado de 54 mil pessoas. Professores, estudantes, membros de organizações da sociedade civil e coletivos são convidados a participar, contribuindo para uma agenda nacional sobre o tema.

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