Durante a sessão, Thaylise Nunes destacou a importância do encontro para discutir a violência de gênero e elogiou o trabalho do Governo de Alagoas no combate às violências em todo o estado. Ela ressaltou a necessidade de os poderes Legislativo e Executivo estarem unidos na criação de políticas públicas eficazes para combater a violência contra a mulher.
A RAV tem desempenhado um papel fundamental nesse enfrentamento, registrando, somente em 2024, o atendimento de mais de mil mulheres vítimas de violência nas Salas Lilás. Esses serviços estão disponíveis em diversos hospitais e delegacias especializadas em Maceió, Porto Calvo, Arapiraca e Delmiro Gouveia.
O dia 10 de outubro é importante no calendário das lutas femininas, sendo marcado pelo movimento de mulheres que protestaram em São Paulo contra o crescimento da violência de gênero no Brasil. Desde então, a data se tornou símbolo na luta contra a violência contra a mulher.
A Rede de Atenção às Violências em Alagoas foi instituída pelo Decreto nº 89.437, de 28 de fevereiro de 2023. A RAV atua de forma intersetorial, promovendo a prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis no estado de Alagoas. Este encontro na ALE reforça a importância do trabalho conjunto e da implementação de políticas eficazes para proteger as mulheres e combater a violência de gênero.