O presidente do Coned, Diego Barros, destacou a importância do conhecimento dos conselheiros sobre os serviços disponíveis. Segundo ele, o entendimento dessas políticas é fundamental para uma atuação mais eficaz do órgão colegiado, além de proporcionar uma melhor orientação para aqueles que necessitam de ajuda.
Um dos programas apresentados foi a Rede Acolhe, que oferece tratamento para dependentes químicos em Alagoas. Com vagas disponíveis em 26 comunidades terapêuticas no Estado, o programa presta um serviço gratuito e voluntário para homens e mulheres entre 18 e 60 anos, abrangendo todos os 102 municípios alagoanos.
A coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Julyanna Gomes, ressaltou a importância do apoio profissional para aqueles que buscam superar a dependência química. Ela enfatizou que, ao ingressar no tratamento voluntário, o acolhido é acompanhado por uma equipe multiprofissional até o fim do programa, aumentando as chances de sucesso.
Além do suporte durante o tratamento, a Rede Acolhe oferece acompanhamento após a conclusão do programa, incluindo a participação em cursos profissionalizantes para facilitar a reintegração dos ex-acolhidos à sociedade.
Para aqueles que buscam apoio, os Centros de Acolhimento em Maceió e Arapiraca estão abertos para atendimento presencial, além da possibilidade de agendar visitas das equipes técnicas pelo telefone 0800 280 9390.
Fica evidente que iniciativas como a Rede Acolhe são fundamentais no combate às drogas e na promoção da saúde e segurança dos cidadãos alagoanos. A atuação da Seprev e a apresentação desses serviços ao Coned reforçam o compromisso do Estado em oferecer suporte e assistência àqueles que mais precisam.