MAU AGOURO – Todos os candidatos apoiados por JHC perderam eleição no interior de Alagoas

Mesmo com boa votação em Maceió, prefeito enfrenta dificuldades em eleger aliados fora da capital

Apesar da vitória em Maceió, onde foi reeleito com 83% dos votos, o prefeito JHC (PL) não conseguiu ter sucesso nas eleições municipais do interior de Alagoas. Dos 18 candidatos a prefeito pelo PL fora da capital e apoiados por ele, nenhum foi eleito.

O apoio de João Henrique Caldas a candidatos de outros partidos, a exemplo de Junior Dâmaso em Marechal Deodoro e Mosabelle Ribeiro, em Palmeira dos Índios (ambos do Republicanos) e Flaubert Filho em Viçosa (Pode) também não deu certo. Todos perderam mesmo com a participação de JHC.

Além disso, o PL teve uma performance modesta nas câmaras municipais, elegendo apenas 46 vereadores no estado, 11 deles em Maceió. No ranking geral, o PL ficou em sétimo lugar entre os partidos com mais vereadores eleitos no estado, um reflexo das dificuldades do partido fora da capital.

O resultado foi ainda mais simbólico em cidades onde o “Clã dos Caldas” historicamente exerce forte influência. Em Ibateguara e Colônia Leopoldina, por exemplo, os candidatos apoiados por JHC, Dra. Edja (PL) e Dr. Davi (PL), foram derrotados por concorrentes do MDB, partido que controla a maior parte dos municípios do estado. Nem mesmo o envolvimento direto do prefeito, gravando vídeos e participando de eventos, foi suficiente para garantir a vitória de seus aliados.

Em outras cidades com influência do Clã dos Caldas, como União dos Palmares e São José da Laje, os candidatos do PL também perderam. Esses resultados evidenciam a limitação da capacidade de transferência de votos de JHC e colocam em dúvida a força política do partido fora da capital.

Botão Voltar ao topo