Em um evento realizado na capital paulista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que o governo pode revisar mais uma vez a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024. Durante sua fala, Haddad destacou a importância de manter o Brasil com um crescimento médio de 2,5% a longo prazo, sem riscos.
Segundo o ministro, o país não deve crescer abaixo da média mundial este ano e é possível mirar em uma taxa de crescimento superior a 2,5%. Haddad também participou do evento Itaú BBA Macrovision, onde afirmou que a inflação deste ano deve ficar dentro da banda de tolerância da meta estabelecida.
Além disso, Haddad projetou que o Brasil pode alcançar o grau de investimento pela Moody’s em 2026, ressaltando que o país está em uma rota positiva, porém ainda são necessários esforços para manter esse viés favorável.
No que diz respeito à reforma do Imposto de Renda, o ministro destacou que os estudos estão em fase preliminar e não acredita que a proposta possa ser enviada ao Congresso Nacional ainda neste ano. Haddad ressaltou a importância de garantir a neutralidade da reforma em termos de alíquota, para evitar riscos fiscais.
Durante o evento, o ministro demonstrou preocupação com o panorama político e eleitoral, afirmando que o conservadorismo e o discurso anticientífico têm ganhado força no Brasil e no mundo. Haddad destacou a importância de valorizar a ciência, a democracia e as liberdades para conquistar a prosperidade do país.
Em suma, as declarações de Fernando Haddad durante o evento em São Paulo refletem a preocupação com a economia brasileira e a necessidade de medidas para garantir o crescimento sustentável do país.