BRASIL – Encceja 2024: Provas para PPL e Medida Socioeducativa de Conclusão do Ensino Médio são Aplicadas em Unidades Prisionais e Socioeducativas.

Nesta quarta-feira (16), aconteceu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O objetivo do exame é permitir que jovens e adultos interessados obtenham a certificação de conclusão do ensino médio. As provas para o ensino fundamental foram realizadas no dia anterior, em 15 de outubro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela coordenação das provas do Encceja, que ocorrem dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes de cada estado, além do Distrito Federal.

O Encceja avalia os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino na idade apropriada, sendo necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. A participação no exame é voluntária e gratuita para aqueles que se enquadram nessa situação.

As provas do Encceja PPL 2024 foram compostas por quatro provas objetivas, contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Os candidatos tiveram um tempo determinado para responder às questões em cada turno. Na quarta-feira, os candidatos ao ensino médio responderam questões de diversas áreas do conhecimento.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep a partir de 28 de outubro, e os resultados serão disponibilizados em 23 de dezembro. O Encceja representa uma oportunidade para obtenção da certificação dos ensinos fundamental e médio, além de servir como parâmetro para certificação e implementação de políticas educacionais para jovens e adultos interessados em retomar a trajetória escolar. Em caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para mais informações.

Sair da versão mobile