O Programa Bate Coração utiliza o aplicativo Join para compartilhar informações em tempo real entre os profissionais que atendem os pacientes no Hospital Ib Gatto Falcão e os cardiologistas que trabalham na Central do programa, localizada no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. Essa central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e garante a rápida identificação do IAM, permitindo orientações precisas para a equipe que está tratando o paciente, evitando assim o risco de morte ou sequelas.
A coordenadora médica do hospital, Ariadna Reis, ressaltou a importância do Programa Bate Coração para salvar vidas e agradeceu a dedicação da direção e dos profissionais envolvidos. Além disso, a coordenadora de enfermagem, Eneida Cristina, destacou que a implementação do programa foi um marco para a saúde não só em Rio Largo, mas também nas cidades vizinhas.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, parabenizou a equipe do hospital pelo atendimento do 100º paciente pelo Programa Bate Coração, ressaltando que essa iniciativa é fundamental no contexto da saúde cardíaca no estado de Alagoas. Com mais de 14 milhões de brasileiros com alguma doença cardíaca, investir em tecnologia e qualidade nos serviços de cardiologia é essencial para garantir uma assistência rápida, qualificada e humanizada à população.