BRASIL – Petrobras e Vale assinam acordo para fornecimento de Diesel R sustentável no setor de mineração, impulsionando a descarbonização.

Nesta sexta-feira (18), a Petrobras e a Vale firmaram um acordo para fornecimento de produtos no âmbito da pauta de descarbonização. O objetivo é utilizar o Diesel R em veículos do setor de mineração, em uma iniciativa que busca oportunidades de negócios em baixo carbono, como o diesel coprocessado com conteúdo renovável e gás natural.

Atualmente, o Diesel R, fabricado pela Petrobras, já é utilizado para abastecer uma locomotiva que percorre a estrada de ferro do Espírito Santo a Minas Gerais, bem como um caminhão na mina Fábrica Nova, no Complexo Mariana (MG). Essa é a primeira venda do diesel coprocessado com conteúdo renovável, produzido a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas vegetais. O diesel B R5 apresenta 14% de biodiesel, uma mistura obrigatória que resulta em um combustível com 18,3% de conteúdo sustentável.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou que o acordo representa mais um passo rumo à melhoria da capacidade produtiva e da estrutura logística da empresa, visando entregar produtos mais sustentáveis. Por sua vez, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que a empresa também se compromete a promover a descarbonização de suas operações e a oferecer soluções para reduzir as emissões dos clientes, aproveitando o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis.

Ambas as empresas enfatizaram a importância da parceria e as perspectivas positivas para o setor de mineração no país. Com essa iniciativa, busca-se não apenas reduzir as emissões de carbono, mas também promover a adoção de práticas mais sustentáveis no setor industrial. Este acordo reflete o comprometimento das empresas em contribuir para um futuro mais verde e alinhado com as questões ambientais globais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo