Durante o encontro, os procuradores-gerais debaterão a importância de desenvolver estratégias inovadoras alinhadas às transformações globais e tecnológicas, visando garantir a efetividade da justiça e promover benefícios para a sociedade como um todo. Os desafios digitais ocuparão parte considerável das discussões, abordando temas como instrumentos de investigação, prevenção e repressão de crimes cibernéticos, crime organizado na era digital, inteligência artificial e proteção de dados.
Além disso, as mudanças climáticas serão outro ponto de destaque no encontro, com debates focados em questões como litigância climática, prevenção, mitigação, preparação e resposta a desastres. Será compartilhada a experiência do Rio Grande do Sul nesse sentido, trazendo contribuições relevantes para o debate.
A expectativa é que a reunião do CNPG resulte em diretrizes e estratégias que possam auxiliar o Ministério Público a lidar de forma mais eficiente e eficaz com os desafios apresentados pela era digital e pelas mudanças climáticas. A troca de experiências e a discussão de ideias certamente contribuirão para o fortalecimento do sistema de justiça e para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.