A capital paulista é a área mais afetada, com 10.355 imóveis sem luz, seguida por Diadema, que registrou 1.079 clientes afetados.
O Procon-SP está reforçando o atendimento na cidade de São Paulo, especialmente para os consumidores que estão enfrentando problemas de falta de energia. Entre os dias 21 e 25 de outubro, das 9h às 15h, postos presenciais de atendimento foram montados nas subprefeituras de Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros e Santo Amaro. Não é necessário agendamento e os consumidores devem levar uma conta mensal de energia elétrica para registrar a reclamação.
De acordo com o Procon-SP, os postos foram instalados na região sul da cidade por ser a mais impactada pela interrupção no fornecimento de energia desde o temporal do dia 11 de outubro. Os consumidores têm direito ao ressarcimento de valores pelos danos materiais causados pela falta de energia, como alimentos ou medicamentos perdidos e aparelhos elétricos danificados. A empresa também é obrigada a fornecer informações claras e transparentes sobre a retomada dos serviços e sobre o processo de ressarcimento.
Em relação ao clima, a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que o sistema de baixa pressão que atuava no Centro-Oeste perdeu força, deslocando a chuva para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nas últimas 48 horas, municípios como Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, registraram altos índices de chuva.
A situação continua sendo monitorada para garantir a segurança e o restabelecimento do fornecimento de energia para todos os consumidores afetados.