ALAGOAS – Governador anuncia edital com 100 vagas para programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo” em Alagoas.

O governador do estado de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou nesta segunda-feira (21) o lançamento do edital para a segunda edição do programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”. O anúncio foi feito durante o 6º encontro com gestores e estudantes gremistas de cinco escolas estaduais, no Museu Palácio Floriano Peixoto.

De acordo com o governador, o edital será publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado de Alagoas, com a novidade de que o programa terá a ampliação de 50 para 100 vagas. Paulo Dantas afirmou que o compromisso é aumentar para 150 vagas na terceira edição e para 200 vagas na quarta edição.

O programa “Daqui pra o Mundo” foi idealizado pelo governador e instituído por meio da Lei nº 8.783 de dezembro de 2022. Seu objetivo é fomentar o protagonismo juvenil, preparando os estudantes para a vida em sociedade, mercado de trabalho, e ampliando o conhecimento acadêmico e cultural.

Além disso, o programa visa estimular os estudantes a serem bilíngues, oferecendo bolsas de intercâmbio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, que poderão fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes. A participação no programa será através de processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante a reunião com estudantes e gestores, foi destacada a importância da proximidade entre a gestão pública estadual e a comunidade escolar, visando debater projetos, programas e ações para a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. O governador ressaltou que a educação é uma pauta central e que o diálogo e a participação dos estudantes são fundamentais para a identificação e resolução dos problemas.

Até o momento, das 85 demandas apresentadas, 60 são referentes à infraestrutura escolar, 16 pedagógicas, 2 de transporte e 7 de outras categorias. A secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana, afirmou que 83% das demandas já foram concluídas ou estão em andamento.

Os estudantes das escolas do interior que participaram do encontro com o governador elogiaram a iniciativa de ouvir os alunos e buscar soluções para as pendências estruturais e pedagógicas das unidades de ensino. A participação ativa dos alunos é vista como fundamental para a construção e melhoria do sistema educacional no estado de Alagoas.

Botão Voltar ao topo