BRASIL – TSE autoriza envio de militares federais para garantir segurança nas eleições municipais do segundo turno em Manaus, Fortaleza e Caucaia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (22) a autorização para o envio de militares federais para garantir a segurança dos locais de votação no segundo turno das eleições municipais, que está marcado para o próximo domingo (27). Com a decisão, as cidades de Manaus, Fortaleza e Caucaia (CE) serão contempladas com o reforço das Forças Armadas.

A medida de enviar tropas federais para auxiliar na segurança das eleições é adotada quando um município relata à Justiça Eleitoral a sua incapacidade de assegurar a normalidade do pleito com as forças policiais locais. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Defesa a responsabilidade de organizar e executar a logística necessária para a operação.

No primeiro turno das eleições municipais, o TSE já havia enviado tropas para 12 estados brasileiros, como uma forma de garantir a segurança e a tranquilidade no processo eleitoral. Agora, para o segundo turno, 33,9 milhões de eleitores em 15 capitais e 36 municípios serão convocados a participar, escolhendo os prefeitos que estão na disputa pelos cargos eletivos. Vale ressaltar que, neste segundo turno, não haverá votação para vereadores, sendo o foco principal das atenções voltado para a eleição dos prefeitos.

Com a presença dos militares federais nos locais de votação, a expectativa é de que o pleito transcorra de maneira organizada e segura, garantindo a lisura do processo eleitoral e a democracia na escolha dos representantes municipais. A atuação das Forças Armadas reforça a importância de assegurar a integridade e a transparência das eleições, promovendo a confiança da população no sistema democrático do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo