BRASIL – Legado de Pelé permanece vivo entre diferentes gerações, revela pesquisa do Museu do Futebol em parceria com Agência Galo.

O “Rei do Futebol”, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completaria 84 anos nesta quarta-feira (23) se ainda estivesse entre nós. Mesmo após sua aposentadoria dos gramados em 1977, o legado deixado pelo Atleta do Século continua a impactar gerações que não tiveram a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo. Um levantamento realizado pelo Museu do Futebol em parceria com a Agência Galo revelou mais de 300 termos utilizados pelo público para se referir a Pelé, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto deste ano.

O apelido “Rei do Futebol”, tão atribuído a Pelé, reflete-se no levantamento, com a palavra “Rei” sendo a mais mencionada, em 59% das vezes, seguida por “futebol” e “craque”. Os termos mais ressaltados variam de acordo com as faixas etárias. Para os jovens abaixo de 25 anos, os termos “Brasil” e “Santos” se destacam, relembrando as conquistas de Pelé tanto pela seleção quanto pelo clube. Já para os mais velhos, com mais de 60 anos, “gol” e “melhor” são as palavras mais lembradas, uma vez que puderam testemunhar o talento do Rei do Futebol em campo.

O levantamento também demonstrou diferenças regionais nas menções a Pelé. No Sudeste, os termos mais citados são “gênio”, “lenda” e “melhor do mundo”, enquanto no Nordeste aparecem “campeão” e “fenômeno”. No Sul, destacam-se “gol” e “craque”, no Norte prevalecem “ídolo” e “único”, e no Centro-Oeste, “seleção” e “sucesso”. O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, inaugurou recentemente uma sala dedicada a Pelé, onde visitantes podem apreciar objetos e relíquias do Rei do Futebol.

Apesar de ter falecido em dezembro de 2022 devido a um câncer de cólon, Pelé continua presente na memória dos brasileiros como um ícone do futebol. Sua vida e carreira são lembradas em diversos momentos, como o relacionamento com Xuxa, sua passagem como ministro dos Esportes e sua rivalidade com Maradona. O Museu do Futebol se tornou um local de visitação obrigatória para os amantes do esporte, que desejam relembrar a trajetória do eterno camisa 10 do Brasil.

Sair da versão mobile