BRASIL – Pré-lista de convocados da seleção masculina de basquete para janela de eliminatórias da AmeriCup 2025 é divulgada pela CBB.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) revelou, nesta quarta-feira (23), a pré-lista de convocados da seleção masculina para a próxima janela de eliminatórias da AmeriCup 2025. Dos 19 jogadores selecionados, apenas 13 estarão em ação nos dois próximos confrontos da fase qualificatória, que acontecerão em Belém (PA), nos dias 21 e 24 de novembro, contra Uruguai e Panamá, respectivamente. Os jogos estão marcados para as 20h (horário de Brasília) no Ginásio Mangueirinho.

Dentre os convocados, destacam-se algumas ausências em relação à equipe que disputou Paris 2024. O armador Yago e o ala Meindl ficaram de fora da lista do técnico croata Aleksander Petrovic, sendo substituídos pelo novo integrante, o ala-pivô Samis Calderón, que atua no Auburn, nos Estados Unidos.

Em um comunicado à imprensa, Petrovic destacou que a lista conta com atletas experientes que estiveram nos Jogos Olímpicos, juntamente com jogadores que participaram dos treinamentos pré-Olímpicos e jovens talentos, evidenciando o processo de renovação da equipe. O treinador ressaltou a importância de ter uma mescla de jogadores capaz de obter resultados e iniciar a inserção de novos talentos visando o futuro.

O Brasil lidera o Grupo B das eliminatórias e pode garantir sua classificação em Belém, caso vença as duas partidas em casa. Os dois últimos confrontos da fase eliminatória serão em fevereiro de 2025, novamente contra Uruguai e Panamá. A AmeriCup conta com a participação de 16 países das Américas, divididos em quatro grupos, e apenas os três primeiros de cada grupo avançarão para a fase principal do torneio continental, programada para agosto de 2025.

A lista de convocados inclui jogadores de diferentes clubes do Brasil e do exterior, evidenciando a diversidade e a qualidade dos atletas selecionados para representar o país nas eliminatórias da AmeriCup 2025. A expectativa dos torcedores brasileiros é de que a seleção masculina conquiste bons resultados e avance para a fase principal do torneio continental, em busca de uma vaga para Los Angeles e futuras competições internacionais.

Sair da versão mobile