BRASIL – B20 Summit discute regulação da inteligência artificial e alerta para impacto geopolítico no mercado de tecnologia.

O B20 Summit, um dos eventos preparatórios para a 19ª reunião de cúpula do G20 no Brasil, foi palco de intensas discussões sobre a regulação da inteligência artificial (IA) nesta quinta-feira (24), na capital paulista. Grandes líderes de empresas de tecnologia, como o Google, apresentaram suas visões sobre o tema e enfatizaram a importância do diálogo com os governos, além de reivindicarem que a regulação não impeça o desenvolvimento da IA.

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, destacou a necessidade de um debate construtivo sobre a IA para garantir que ela seja uma ferramenta positiva para a sociedade brasileira. Ele ressaltou a importância de a regulamentação ser suficientemente eficaz para permitir o avanço tecnológico, citando o impacto positivo do Marco Civil da Internet, sancionado em 2014, que definiu princípios para a regulação da internet no país.

Coelho também apontou os possíveis impactos geopolíticos da regulação da IA no mundo e a importância estratégica para o Brasil. Segundo ele, o país tem potencial para dar um salto significativo no desenvolvimento tecnológico, sendo fundamental para a geração de valor por meio da produção e importação de tecnologia.

A vice-presidente de Assuntos e Políticas Governamentais Globais da Kyndryl, Fariba Wells, destacou a necessidade de equilíbrio na regulação da IA, alertando para as obrigações impostas pela União Europeia, que aprovou regras sobre a Inteligência Artificial com multas expressivas para violações.

O Business 20 (B20), fórum oficial de diálogo do G20 com a comunidade empresarial, reúne cerca de mil representantes do setor empresarial dos países do G20, de países convidados e organizações internacionais. Suas recomendações serão oficialmente transmitidas à presidência do G20 no encontro que ocorrerá no Brasil em novembro. A discussão sobre a regulação da IA no B20 Summit evidencia a importância do tema para o avanço tecnológico e o cenário econômico global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo