Estudantes do Sesi se destacam na Sinpete com projetos científicos premiados pela Ufal, focados em inovação sustentável e empreendedorismo.

Na última semana, os estudantes das escolas Sesi Benedito Bentes e Sesi Centro tiveram seus projetos científicos reconhecidos e premiados durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A terceira edição do evento teve como tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros” e contou com a participação de diversas instituições de ensino.

O destaque ficou por conta dos projetos desenvolvidos pelas escolas da Rede Sesi de Educação Básica, que foram premiados em diferentes categorias. No Ensino Fundamental, a Escola Sesi Benedito Bentes conquistou o primeiro lugar com o projeto “Cobogós Ecológicos e Renda Filé – Sustentabilidade e Cultura na Arquitetura”. Esse trabalho inovador busca valorizar a cultura local e promover a sustentabilidade, utilizando materiais como cana-de-açúcar e pó de coco seco na construção de cobogós.

Já no Ensino Médio, os alunos do Sesi Benedito Bentes se destacaram com dois projetos. O primeiro lugar ficou com o projeto “Sargassole – Produção de Borracha Sustentável”, que tem como objetivo desenvolver uma borracha biodegradável feita a partir de algas pardas. O segundo lugar foi para o projeto “Gess Eco – Utilização Sustentável de Casca de Ovo na Produção de Gesso”, que visa criar um material ecologicamente correto para setores como a construção civil e a saúde.

Além dos projetos premiados, os alunos do Sesi também receberam menções honrosas por seus trabalhos. Destaque para o projeto “Inclupen: Caneta Adaptada para Pessoas com Parkinson” da Escola Sesi Benedito Bentes, que visa melhorar a escrita de pessoas com tremores, e para o projeto “Plastmob” da Escola Sesi Centro, que propõe a fabricação de mobílias escolares utilizando plásticos e alumínios recicláveis.

A participação dos estudantes do Sesi na Sinpete evidencia o potencial criativo e inovador desses jovens, que estão utilizando a ciência e a tecnologia para desenvolver soluções sustentáveis e impactar positivamente a sociedade. Parabéns aos premiados e às escolas Sesi Benedito Bentes e Sesi Centro por incentivar e apoiar projetos tão relevantes para a comunidade escolar e para o meio ambiente.

Com informações da assessoria.

Sair da versão mobile